Laudo da PF diz que pagamentos a Lula transitaram por conta investigada


Folha.com


Um laudo elaborado pela Polícia Federal afirma que a empreiteira Andrade Gutierrez pagou R$ 3,6 milhões à empresa e o instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de uma conta contábil suspeita.

Produzido em fevereiro deste ano, o documento, assinado por três peritos da PF, foi anexado a um inquérito da Operação Lava Jato e aborda a contabilidade de vários anos da empreiteira.

O laudo afirma que recursos destinados à LILS, empresa de palestras do ex-presidente, e ao Instituto Lula realizaram "percurso similar" aos de empresas que estão sendo investigadas na Lava Jato sob suspeita de lavagem de dinheiro ou recebimento dissimulado de recursos.

Para os peritos, a inclusão dos valores nessa conta indica que a empreiteira lançou esses gastos como "despesas indiretas a serem apropriadas aos custos das obras".

Constam no laudo cinco pagamentos à LILS, identificados como despesa com prestação de serviço, e quatro ao instituto, contabilizados como doações, entre os anos de 2011 e 2014.

O Instituto Lula divulgou nota afirmando que os serviços se referem à palestras pagas, sem nenhuma relação com vantagens indevidas.

Também disse que os pagamentos ao instituto são feitos para a manutenção de suas atividades e não para remuneração do ex-presidente. As doações, diz a nota, foram formalmente registradas e os impostos foram pagos.

As investigações sobre o ex-presidente no âmbito da Lava Jato estão sob sigilo desde março, enquanto o Supremo Tribunal Federal avalia se elas envolvem autoridades com foro.

Comentários