Governador Geraldo Alckmin inaugura cinco novas creches e beneficia 600 crianças da região de Rio Preto


Prédios atendem à demanda de Ensino Infantil nas cidades de Mendonça, Riolândia, Sales, São José do Rio Preto e Votuporanga; Secretaria investiu R$ 8,4 milhões nas obras


Cinco cidades da região de Rio Preto começam o ano letivo de 2016 com novas creches. A construção dos prédios foi possível graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e as prefeituras de Mendonça, Riolândia, Sales, São José do Rio Preto e Votuporanga no Programa Creche Escola. O governador Alckmin inaugurou oficialmente as cinco unidades em cerimônia na cidade de São José do Rio Preto.

“A gente entrega a creche pronta e equipada, com berçário, as cadeirinhas, brinquedos, todinha equipada", destacou o governador Geraldo Alckmin.

Juntas as unidades têm capacidade para atender até 600 crianças de 0 a 5 anos. Para isso, foram investidos mais de R$ 8,4 milhões nas obras. Todos os espaços possuem salas e berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. O espaço físico respeita as normas de segurança e de acessibilidade.

No convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e do processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Investimento no Ensino Fundamental e Médio

Além da atenção especial à Educação Infantil, a Secretaria da Educação mantém em funcionamento na região de São José do Rio Preto uma rede com 190 escolas e 92 mil alunos de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. Dessas, 44 unidades adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Os estudantes também têm acesso aos 11 Centros de Estudos de Línguas, com aulas gratuitas de idiomas, como inglês e espanhol.

As unidades entregues foram:

- Creche Waldomiro Moreti para o município de Mendonça;

- Creche Prefeito Antônio Gonçalves da Silva para o município de Riolândia;

- Creche Professor Osvaldo Rodrigues Estrella para o município de Sales;

- Creche Lealdade e Amizade para o município de São José do Rio Preto;

-Creche Luiza Giacomini para o município de Votuporanga.

Comentários