Andrade Gutierrez fez doações ao PT em troca de contratos com estatais


Folha.com

Dilma, João Vaccari e Lula

A construtora Andrade Gutierrez revelou, em seu acordo de delação premiada, que fez doações legais para campanhas do PT em 2014 como pagamento de comissões de contratos firmados com empresas estatais.

Segundo a Folha apurou, a segunda empreiteira do país contou ao Ministério Público que seguiu o mesmo esquema revelado por outras construtoras aos procuradores da Operação Lava Jato. Ou seja, ganhava contratos na Petrobras e também na Eletronuclear e, em troca, pagava comissões ao PT na forma de doações legais no caixa um.

Segundo as investigações da Operação Lava Jato, as maiores empreiteiras do país formaram um cartel e dividiam as obras que cada uma ganharia na Petrobras. Em troca pagariam comissões em formas de doações por meio de caixa um para PT, PMDB e PP.

Os recursos, segundo os depoimentos feitos por executivos da Andrade na delação, eram repassados para o PT para o tesoureiro João Vacari, que nega ter recebido este tipo de recursos. Ele está preso pela Operação Lava Jato.

Como reportagem da Folha revelou, a Andrade Gutierrez já havia informado na delação que, no caso da campanha de 2010, ela bancou pagamentos de fornecedores da eleição da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, bancou de forma irregular despesas da campanha da petista.

Foi revelado que a construtora pagou R$ 6,1 milhões para a agência Pepper por serviços prestados naquela eleição de 2010

A Andrade doou mais de R$ 10 milhões ao PT em 2014, mas a Folha não sabe quanto desse valor foi pago por meio de comissões de contratos feitos com a Petrobras. 



Comentários