Governador Geraldo Alckmin entrega carreta do Programa Mulheres de Peito na Arena Corinthians


Carreta de mamografia chega ao 'Itaquerão' para atender 700 mulheres

Unidade móvel funcionará das 8h às 20h e realizará exames de mamografia em mulheres que se inscreveram previamente por meio do site da campanha


A carreta do Programa "Mulheres de Peito" para a campanha "Corinthians é Preto e Branco, Outubro Rosa" estacionou nesta segunda-feira (26) na Arena Corinthians. O serviço foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin e visa incentivar a prevenção ao câncer de mama. As jogadoras de basquete feminino do Corinthians Americana prestigiaram a entrega da unidade móvel.

"O câncer é uma doença curável, desde que diagnosticada precocemente e tratada corretamente. Então o Governo do Estado tem feito um trabalho de prevenção. Nós temos quatro carretas percorrendo o estado de São Paulo, possibilitando a mamografia. E no mesmo local da mamografia, se houver necessidade, depois do laudo já é feito a ultrassonografia. E se houver necessidade, já é feita punção para a biopsia, e no caso de uma confirmação da necessidade de tratamento, a paciente já é encaminhada ao tratamento. Aqui (Itaquerão), aliás, a gente fica feliz porque o encaminhamento é ao lado, no Hospital Santa Marcelina", disse Alckmin. 


Até o dia 30 de outubro, a estimativa é atender cerca de 700 mulheres na carreta do 'Itaquerão'. A unidade móvel da Secretaria da Saúde funcionará das 8h às 20h e realizará exames de mamografia em mulheres que se inscreveram previamente por meio do site da campanha, sem necessidade que elas levem o pedido médico.

O sábado, 31 de outubro, será reservado para devolutivas às pacientes, com orientações e complementos conforme indicação da equipe médica presente.

Já estão definidas, para atendimento prioritário, 257 mulheres consideradas em grupo de risco – ou seja, aquelas que identificaram alterações na mama e possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário. As pacientes com idade entre 40 e 50 anos serão atendidas por especialistas em Ginecologia e Mastologia, que farão triagens e encaminhamentos para realização de mamografia na própria carreta, se constatada a necessidade do exame.

Outros critérios foram considerados para definição das demais participantes, como realização da última mamografia há mais de doze meses, ordem de inscrição e residência nas proximidades da Arena Corinthians.

Na semana seguinte, entre os dias 3 e 14 de novembro, as atividades serão retomadas e o atendimento será feito a policiais femininas e esposas de oficiais do 39º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, localizado em Itaquera, zona leste da capital.

A Secretaria mobilizará, por dia, cerca de 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes administrativos, para garantir a qualidade do serviço em todo o período.

"O Corinthians tem sido um parceiro na área da saúde, no final do ano fez a campanha 'Sangue Corintiano', foram 700 bolsas de sangue para os serviços de transfusão. E agora essa boa parceria com as mamografias, inclusive com mais um carro por conta do Corinthians, junto com a nossa carreta, fazendo esse trabalho. O câncer tem uma incidência alta, sendo a segunda causa de morte, mas o importante é que com o tratamento a pessoa possa se curar", complementou o goverrnador.


Para mais informações sobre o "Mulheres do Peito", acesse o link.


Do Portal do Governo do Estado

Comentários