Fernando "Raddard": prefeito colocará 22 novos radares nas marginais Pinheiros e Tietê


André Monteiro e Eduardo Geraque - Folha.com 


A gestão Fernando Haddad (PT) decidiu instalar mais 22 radares fixos nas marginais Pinheiros e Tietê –que já contam hoje com 65 aparelhos.

O aperto na fiscalização, previsto para os próximos meses, foi definido após a polêmica redução dos limites de velocidade nas marginais.

Ele consta de um pacote de mudanças nessas vias sugeridas pelo mesmo grupo de técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que convenceu Haddad a rebaixar a velocidade na Tietê e na Pinheiros desde julho.

Com a justificativa de aumentar a segurança viária nas marginais, essa equipe preparou um relatório que sugere ainda a proibição de motos na pista expressa da Pinheiros, a instalação de defensas metálicas (guard-rails) e a pintura de faixas de pedestre nas alças das pontes.

Segundo a gestão Haddad, a decisão já foi tomada em relação ao aumento de radares e das faixas de pedestres. As demais propostas do grupo (que, dentro da CET, cuida especificamente das marginais) estão sob análise.

As pistas da Tietê e da Pinheiros formam as vias com mais acidentes fatais, em termos absolutos, na cidade. Em 2014, elas contabilizaram 73 mortes e 1.399 feridos.

Embora as iniciativas para reduzir as vítimas tenham aprovação majoritária de especialistas, há críticas principalmente à forma como elas estão sendo implantadas.

Quando houve a redução da velocidade nas marginais (para 70 km/h na expressa, 60 km/h na central e 50 km/h na local), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foi à Justiça contra a medida alegando que não houve amplo debate.

Em outras vias (Brás Leme e Sena Madureira), a gestão Haddad decidiu cancelar multas após admitir que a redução dos limites havia sido feita sem aviso prévio ou mantendo placas divergentes, que confundiam motoristas.

Comentários