Nenhum senador tucano foi procurado para assinar CPI sobre HSBC, diz Serra



José Serra informa que não assinou pedido de CPI sobre o HSBC porque não foi procurado — e só soube pelos jornais que o número necessário de assinaturas fora atingido. Outros senadores tucanos também

Ricardo Setti - Veja.com



O senador e ex-presidenciável José Serra (PSDB-SP) me informou hoje porque ele e outros senadores tucanos não assinaram o pedido de CPI para investigar a atuação do banco britânico HSBC de supostamente acobertar mais de 6 mil contas bancárias de brasileiros no exterior, eximindo-os de comprovar a origem dos recursos ou de pagar obrigações fiscais.

– Eu não fui procurado para assinar apoio a essa CPI — disse Serra. — E, pelo que me disse o lider da bancada do PSDB no Senado, Cassio Cunha Lima (PB), nenhum dos outros senadores tucanos foi procurado. Nem ele, nem Tasso [Jereissati, PSDB-CE), Aécio [Neves, PSDB-MG, presidente do partido]ou Aloysio [Nunes Ferreira, PSDB-SP]. Aliás, eu soube do requerimento da CPI depois que os jornais publicaram que já tinha numero suficiente de assinaturas”

Serra (à dir.) com o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP): nenhum senador tucano foi procurado para apoiar pedido de CPI, e ele próprio não sabia nem que estava sendo feita uma coleta de assinaturas (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

A iniciativa de propor a CPI foi do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que recolheu 32 assinaturas de apoio para viabilizar o grupo de investigação.

O novo escândalo surgiu a partir das revelações do especialista em informática do HSBC Hervé Falciani, que tornou pública a atuação irregular do banco. De acordo com ele, entre as milhares de contas suspeitas da instituição financeira, 6.606 delas são controladas por brasileiros e movimentaram cerca de 7 bilhões de dólares só entre o período de 2006 e 2007.

Comentários