Após acordo com Governo de SP, Santa Casa anuncia reabertura de pronto-socorro


Folha.com

Funcionário retira faixa que informava o fechamento do PS da Santa Casa; local foi reaberto após governo estadual liberar verba
A direção da Santa Casa de São Paulo, maior hospital filantrópico da América Latina, anunciou nesta quarta-feira a reabertura do pronto-socorro do hospital localizado no centro da capital paulista. O local deve ser aberto a partir das 22h de hoje.

A instituição interrompeu os atendimentos de urgência e emergência no final da tarde dessa terça-feira (22), alegando falta de recursos para comprar medicamentos e materiais.

Segundo Kalil Rocha Abdalla, provedor da instituição, a Santa Casa entrou em acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. Ele diz, porém, que o acordo ocorreu "a contragosto". Isso porque, afirma, a dívida da Santa Casa gira em torno dos R$ 50 milhões. Hoje, o governo do Estado liberou R$ 3 milhões para o hospital de maneira emergencial.

O secretário estadual da Saúde, David Uip, diz que a liberação de novos recursos está condicionada a realização de uma auditoria nas contas do centro médico que ao longo dos anos tem sofrido com o aumento expressivo de suas dívidas.

"Eu que pedi para que o secretário mandar uma equipe para verificar [as contas] e constatar. Temos certeza da lisura da contabilidade. Não existe problema de gestão", disse Abdalla, em entrevista coletiva. Ele negou que

O provedor afirmou, ainda, que o governo do Estado aceitou liberar verba para sanar a dívida da instituição de forma parcelada.

Comentários